Implemente uma gestão inteligente e precisa com o auxílio da telemetria.

A tecnologia invadiu nossa rotina, e em praticamente todos os momentos do dia utilizamos ferramentas tecnológicas para solucionar questões cotidianas. Na gestão de frotas, não tem que ser diferente. O sistema evoluiu, e alimentar tabelas de dados manualmente tornou-se um recurso obsoleto e pouco preciso. Hoje, é mais fácil, ágil e acurado contar com softwares especializados que promovem mais dinamismo ao processo de logística. É nesse cenário que o sistema digital de telemetria se destaca. Ele é um forte aliado do gestor de frotas, além de apresentar dados eficientes, ajudar a reduzir custos, aumentar a produtividade e promover mais segurança para o motorista e para o veículo.

O termo telemetria é de origem grega, e de forma simples “tele” significa remoto e “metria” quer dizer medida. Trata-se de uma tecnologia de transmissão e recepção de dados sem fio que possibilita controlar tudo o que pode ser medido em um veículo, como velocidade, consumo do tanque de combustível.

Engana-se quem acha que a telemetria é um recurso novo e exclusivamente digital. Desde 1912 o sistema é aplicado para monitorar a transmissão de dados de forma analógica. Hoje, ainda há frotas que utilizam o sistema dessa maneira, acompanhando e medindo cada sensor e fazendo o cálculo através de planilhas ou cadernetas. A grande desvantagem desse sistema é o tempo e as informações perdidas, ambos fatores muito importantes para não perder produtividade e evitar atraso nas entregas.

A ferramenta estabelece trocas de informações com componentes eletrônicos dos veículos através do barramento CAN (Controller Area Network). Esse sistema oferece muitas vantagens, mas a maior delas é o fornecimento de informações seguras e precisas, possibilitando identificar falhas em tempo real e propor soluções rápidas. Por exemplo, com a utilização do sistema de telemetria eletrônico, é possível determinar uma faixa ideal de condução do veículo, mais conhecida como “faixa verde”, baseada no RPM do veículo. Com esse recurso o dono da frota saberá quais são os motoristas mais eficientes na direção e os que comentem excessos, aumentando a produtividade da sua frota.

Mas o controle da condução na faixa verde é só um dos fatores analisados pela ferramenta de telemetria do Fordtrac Cargo. As opções de dados são várias, é possível mensurar:
• Consumo de combustível;
• Velocidade excessiva;
• Excesso de RPM;
• Banguela;
• Marcha lenta excessiva
• Acelerações e freadas bruscas
• Tempo de uso

Mas as vantagens não param por aí! O sistema de telemetria possibilita redução de custos e mais segurança, pois o sistema funciona de forma totalmente autônoma. Isto é, não é necessário haver uma pessoa responsável por cadastrar as informações no sistema – tudo é feito de forma automatizada por meio da coleta das informações do barramento na rede CAN.
Outro fator, que pode ser muito bem implementando na gestão de frotas, é a possibilidade de elaborar rankings de motoristas. Com os dados oferecidos pela ferramenta, é possível saber quais são os motoristas mais econômicos e cuidadosos com os veículos. É possível identificar ainda quem está desgastado mais o motor, andando com o RPM na faixa vermelha, realizando troca de marchas erradas, e assim cobrar uma condução mais eficiente.

No quesito segurança, a telemetria também é um forte aliado na redução de acidentes nas estradas. O sowftare permite acompanhar a velocidade exibida no painel do veículo, de modo que é possível estabelecer uma comunicação direta com o motorista para alertar sobre a velocidade permitida. Além disso, o gestor pode cadastrar as velocidades esperadas em cada trecho, e assim veículos e motoristas serão monitorados para seguir os parâmetros estabelecidos.

Como é possível observar, a telemetria é uma tecnologia recheada de vantagens para os gestores de frotas. O sistema gera uma centena de parâmetros para acompanhar e monitorar a frota de maneira inteligente. Mas é preciso levar em consideração algumas questões na hora de escolher o sistema que vai fazer parte de sua rotina de trabalho. O preço pode até parecer uma vantagem no início da negociação, mas às vezes o produto vira um presente de grego. Há equipamentos que necessitam de muita manutenção por não serem desenvolvidos especificamente para o ambiente automotivo.
Na hora de escolher, leve em conta todo o contexto de integração e a facilidade de operação.

Gostou do artigo? Então, entre em contato com seu Distribuidor FORD e conheça o que há de mais moderno em tecnologia de rastreamento e monitoramento de frotas e veículos.

Comments are closed.